Estamos a menos de sete dias para a confirmação dos nomes que concorrerão à prefeitura de Santa Maria. Até o momento, temos a oficialização do nome do Jader Maretoli (Republicanos), que concorrerá em chapa pura ao lado da professora e líder comunitária Maria Helena Rodrigues.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Para amanhã, é a vez de o vice-prefeito Sergio Cechin (Progressistas) se posicionar de vez, e de forma oficial, dentro do tabuleiro político eleitoral. Ele concorrerá junto com o vereador Francisco Harrisson (MDB). A dupla terá apoio de mais seis partidos.
FIM DE SEMANA
No fim de semana, a tendência é que, ao menos, mais uma candidatura seja sacramentada. Para o domingo, a projeção é que seja oficializada a candidatura do PT, que tentará manter o retrospecto de sempre ser finalista nas decisões das eleições. Assim, tem sido, ao menos, nos últimos três pleitos, porém sem levar a eleição.
Luciano Guerra, o vereador mais votado do PT, será o nome da sigla a disputar a prefeitura. A tarefa será compartilhada ao lado do também vereador, o segundo mais votado do pleito de 2016, Marion Mortari (PSD). A oficialização será remota.
RETA FINAL
Já para a próxima semana, no dia 15, quando o prazo estiver quase se encerrando, será a vez do Cidadania, do pré-candidato Evandro de Barros Behr, oficializar o seu nome à disputa ao Executivo municipal, o que deve ocorrer, ao que tudo indica, em chapa pura ao lado de Carla Kowalski.
Também na próxima terça-feira, será oficializada a candidatura à reeleição do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). O tucano buscará um segundo mandato ao lado do empresário Rodrigo Decimo, um estreante na política e filiado neste ano no PSL. Pozzobom e Decimo contam ainda com o apoio do DEM e do PTB.
Já no dia 16, data-limite do calendário, será a vez de Marcelo Bisogno (PDT) colocar-se oficialmente ao lado de Fabiano Pereira (PSB) para tentar emplacar a ida para o segundo turno. Com eles, ainda estão o PCdoB, PV e Rede.
CALENDÁRIO
É desta forma, com esses seis nomes, que os santa-marienses irão se ambientando pelos próximos 45 dias, quando, a partir do dia 27 deste mês, for dada a largada oficial ao começo da propaganda eleitoral. Já a campanha no rádio e na televisão terá início em 9 de outubro.